p. 57 – Industria Cultural de massa
Escola de Frankfurt
Adorno: Lucratividade/ Retira a seriedade
da música erudita e a autenticidade da música popular/ Homogeneização/ Público
passivo/ Banalização da arte/ Alienação.
W. Benjamin: A possibilidade de reprodução
técnica das obras de arte, retirou delas seu caráter único e mágico. Em
compensação possibilitou que elas saíssem dos palácios, museus e fossem
conhecidas por um número infinito de pessoas.
Marshall McLuhan: Otimismo/ Aproximar homens/ Diminuir
distâncias/ Elemento unificador/ “Aldeia global”/ Informação.
H. Eco: As duas frentes estão equivocadas –
os apocalípticos (escola de Frankfurt) e integrados.
Moteto em Dm ou beba
coca cola p.58 e 59
- Crítica ao consumismo, indústria cultural e cultura de
massa.
- Performance// happening.
- Para coro cênico – somente vozes (coro: baixo, tenor,
contralto, soprano).
- Poesia
concreta (década de 50) – parte de slogan publicitário para desconstruí-lo.
- Parte do jingle (propaganda cantada) para desconstruí-lo a
partir da utilização de elementos musicais contrários ao mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário