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Larissa Vitorino

Larissa Vitorino

quarta-feira, 1 de março de 2017

3º ANO ENSINO MÉDIO AULA 7 - A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA (STRAVISNKY)

A Sagração da primavera

Stravisnky – Sagração da Primavera


p. 40 1º parágrafo Música Faz vol. 3

                A Sagração da Primavera foi apresentada em Paris pela primeira vez em 29 de maio de 1913. A estreia do balé foi um escândalo. A coreografia do bailarino russo Nijinsky já trazia algumas modificações em relação ao balé tradicional que a sociedade parisiense estava acostumada. A posição dos pés dos bailarinos, chamada de primeira posição no balé, foi invertida. Os saltos e demais movimentos acompanham a agressividade e primitivismo que aparece na música, mostrando um ritual ancestral, o que veio de encontro com os rumores da guerra que eclodiria um ano depois, em 1914.
                Em dois atos o enredo apresenta um ritual pagão ancestral russo: a Dança da Terra ou Adoração à Terra, primeiro ato com oito movimentos e o segundo ato a Dança do Sacrifício, em seis movimentos. O foco da apresentação está nos acontecimentos do segundo ato, em que uma jovem é escolhida para o sacrifício ao deus da primavera. Para tanto ela dançará até a morte.
                A música apresenta clímax de primitivismo com as percussões em evidência, juntamente aos aspectos rítmicos que se destacam na canção, como os ostinatos, polirritmias, várias métricas e métricas inusitadas. A sonoridade dos instrumentos de sopro também se destaca. A abertura da peça começa com uma frase longa de fagote e os motivos melódicos lembram canções tipicamente russas, segundo o próprio Stravinsky.
                A obra de Stravínski, ressalta Carpeaux, parece ligada ao estado de espírito de 1913, às vésperas das grandes catástrofes e quando as sociedades supostamente civilizadas escolhiam seus bodes expiatórios: “a população das cidades russas promovia progroms contra os judeus, americanos brancos linchavam jovens negros [...]”. Segundo Ross, “contra esse pano de fundo, os ruídos urbanos na partitura de Stravínski – sons como o bombear de pistões, apitos silvando, as pisadas da multidão – sugerem uma cidade sofisticada passando por uma regressão atávica.” Nada mais atual ainda hoje.



RESUMO:

A Sagração da Primavera – Stravinsky (p.40 – 1º parágrafo)
  • ·        29 de maio de 1913 – estreia em Paris;
  • ·        Música de Igor Stravinski, coreografia de Nijinsky, cenário de Roerich, produzido por Diaghilev;
  • ·        Dança da Terra – Adoração à terra – 8 movimentos;
  • ·        Dança do Sacrifício – O Sacrifício – 6 movimentos;
  • ·        Nacionalismo;
  • ·        Politonalidade/ Atonalidade;
  • ·        Ênfase para as características rítmicas: ostinatos, polirritmia, várias métricas...

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