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Larissa Vitorino

Larissa Vitorino

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

AULAS 4 E 5 2º ANO ENSINO MÉDIO

Aulas 4 e 5

O Cravo Bem Temperado livro 1 BWV 846 – Bach – P. 26
Nome – o que significa?
Cravo: instrumento de teclas.
Bem Temperado: escrito de acordo com o sistema temperado e consequentemente o sistema tonal.
        
Como é constituído?
24 Prelúdios e 24 Fugas em todas as tonalidades maiores e menores.

Obra com finalidade didática de grande importância histórica, contribuindo para a institucionalização do sistema tonal e sistema temperado.


Análise do Prelúdio e Fuga n.1 de O Cravo bem temperado vol.1 BWV 846 – Bach

Prelúdio n. 1
Prelúdio: Peça musical, escrita ou improvisada, que serve de introdução a uma composição vocal ou instrumental.


Qual a estrutura?
·       Acordes arpejados (as notas são separadas, não são tocadas simultaneamente; notas tocadas uma por vez; no caso deste prelúdio, as notas são feitas do grave para o agudo e há notas pedais) na tonalidade de C.
·       Sequência linear de acordes.
·       Polifônico ou contrapontístico.
·       Curiosidades – Gounod – Ave Maria.








Fuga
O que é?   (definição na página 24 – Música Faz vol 2, 2ª ed.)

Qual a estrutura?
·       Na tonalidade de C.
·       4 vozes ordem: contralto soprano tenor baixo.
·       Contraponto quádruplo.
·       Mais densa que o prelúdio.
·       Obs: Voz nesse caso é o mesmo que linha melódica.




OBS: Os textos abaixo foram retirados da Matriz da Segunda Etapa, CESPE, UNB, PAS
Disponível em:

No mundo ocidental, de tradição europeia, surge a concepção da autoria individual. A Arte como um campo específico do saber ou saber fazer, sujeito às suas próprias regras e  delimitações, delineia-se e cresce com a participação de sujeitos especializados, os  artistas, assim reconhecidos. De certa forma, “saber”, em música, na tradição europeia, está  fortemente ligado a saber/conhecer essas regras e delimitações, nomeá-las e saber aplicá-las. Conforme essa tradição, há duas dimensões bem delimitadas: a teoria e a prática. A figura do compositor assume posição fundamental para a produção das obras eruditas. Um compositor como Carlos Gomes (O Guarani), tem seu contexto e existência peculiares, ligadas à tradição escrita da música europeia. Carlos Gomes foi reconhecido na Europa como um compositor que seguiu muito bem essas regras, ganhando notoriedade e fama.
Obras musicais como V Sinfonia, em Dó Menor - primeiro movimento, de L. Beethoven, Prelúdio e fuga nº 1, em Dó Maior, de J. S. Bach, Odeon, de Ernesto Nazareth, Eleanor Rigby, dos Beatles, Billie Jean, na versão de Caetano Veloso, e Em plena lua de mel, interpretada pelo grupo Pedra Letícia, ilustram aspectos importantes dessas questões.

Qual o papel do artista, do indivíduo que participa do mainstream[L1]  ao trazer questionamentos éticos em suas obras? Como o gênero pop/rock, um estilo importante na indústria do rock e sua participação na sociedade de consumo, pode se apresentar com questionamentos éticos a esse respeito?
Ao ampliar o contexto em foco, estão postas questões relativas à figura do artista como agente de mudanças sociais, e as suas produções culturais como significantes dessas mudanças. Obras como V Sinfonia, em Dó Menor - primeiro movimento, de L. Beethoven, Prelúdio e fuga nº 1, em Dó Maior, de J. S. Bach, Eleanor Rigby, dos Beatles, e Em plena lua de mel, na versão do grupo Pedra Letícia, permitem reconhecer essas questões.

Assim, cabe indagar: como o artista participa dessas mudanças sociais? Como a sociedade vê a criação artística? Quais as ações e reações da sociedade diante da produção artística? Qual a relação entre os movimentos tecnológicos e filosóficos e o desenvolvimento de novos processos de criação?

No campo da música, podemos perguntar como os elementos ou materiais sonoros [1] podem ser transformados e organizados, criando expectativas e surpresas que levam a reconhecê-los como música, ou seja, como produção social e cultural humana. No Canto IV de I-Juca Pirama, alternam-se versos longos e curtos para provocar a impressão do toque de tambores do ritual indígena apresentado. Em Prelúdio e fuga nº 1, em Dó Maior, de J. S. Bach, pode ser observada a organização do material sonoro conforme repetições e desenvolvimento de temas musicais.
Na música, por exemplo, em contraposição à utilização de instrumentos acústicos, cuja produção sonora depende exclusivamente de variações em propriedades ondulatórias dos instrumentos físicos, como frequência, período e pressão do ar, por exemplo, surge a possibilidade de utilização de outros fenômenos oscilatórios, como a variação de campos eletromagnéticos para produzir novos instrumentos musicais e uma nova estética.

Combinações de frequência, intensidade, densidade, duração e cor produzirão músicas de diferentes estilos, tipos e gêneros. Entre as diversas possibilidades de combinação de frequência, ressalta-se a utilização da tonalidade maior no Prelúdio e Fuga nº1 em Dó Maior BWV 846 do Livro 1 do Cravo Bem Temperado de J.S.Bach e da tonalidade menor no primeiro movimento da sinfonia número 5 de L.V. Beethoven

Essa contraposição entre instrumentos acústicos e elétricos - como a comparação entre as obras Prelúdio e Fuga nº1 em Dó Maior BWV 846 do Livro 1 do Cravo Bem Temperado de J.S.Bach e a V sinfonia de Beethoven exclusivamente acústicas - com obras com variação entre o acústico e o elétrico -  como Tribunal do Feicebuque, Santuário ou 3ª  Pessoa do Plural - pode revelar importantes aspectos das ondas mecânicas estudados na Acústica, como timbre, intensidade sonora, harmonia, reverberação, eco, entre outros.
Na obra de Bach, como exemplo o Prelúdio e fuga nº 1, em Dó Maior, pode-se observar a presença de tradições musicais europeias, especialmente a influência contrapontística germânica de compositores que antecederam Bach, e que construíram grande parte da história da música ocidental.
No Prelúdio e fuga nº 1, em Dó Maior, de J. S. Bach, a organização formal é muito importante. A fuga consiste em um tipo de polifonia baseada em um tema musical e nas subsequentes variações deste tema, que é distribuído por diferentes  vozes.

A diversidade de timbres relaciona-se tanto com os materiais físicos quanto com a forma como esses são utilizados. Ao longo do tempo, materiais e o seu emprego nas fontes sonoras têm definido diferentes tipos de criação e interpretação musical, como podemos observar nas músicas de distintos tempos e espaços como Prelúdio e Fuga nº1 em Dó Maior BWV 846 do Livro 1 do Cravo Bem Temperado de J.S.Bach, a 5ª Sinfornia de Beethoven (Op.67), Odeon, Terceira Pessoa do Plural, Santuário, Tribunal do Feicebuque. Em Eleonor Rigby, na versão original interpretada pelos Beatles, podemos verificar a escolha de instrumentos não convencionais ao rock, gerando expressão e impacto cultural.





 [L1]Pronúncia: meins...
Tradução: corrente principal – tendência dominate

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