Aulas 4 e 5
O Cravo Bem Temperado
livro 1 BWV 846 – Bach – P. 26
Nome – o que significa?
Cravo: instrumento de teclas.
Bem Temperado: escrito de acordo com o sistema temperado e
consequentemente o sistema tonal.
Como é constituído?
24 Prelúdios e 24 Fugas em todas as tonalidades maiores e
menores.
Obra com finalidade didática de grande importância histórica,
contribuindo para a institucionalização do sistema tonal e sistema temperado.
Análise do Prelúdio e
Fuga n.1 de O Cravo bem temperado vol.1 BWV 846 – Bach
Prelúdio n. 1
Prelúdio: Peça musical, escrita ou improvisada,
que serve de introdução a uma composição vocal ou instrumental.
Qual a estrutura?
· Acordes arpejados (as notas são
separadas, não são tocadas simultaneamente; notas tocadas uma por vez; no caso
deste prelúdio, as notas são feitas do grave para o agudo e há notas pedais) na tonalidade de C.
· Sequência linear de acordes.
· Polifônico ou contrapontístico.
· Curiosidades – Gounod – Ave Maria.
Fuga
O que é? (definição na página 24 – Música Faz vol 2, 2ª ed.)
Qual a estrutura?
· Na tonalidade de C.
· 4 vozes ordem: contralto soprano
tenor baixo.
· Contraponto quádruplo.
· Mais densa que o prelúdio.
· Obs: Voz nesse caso é o mesmo que
linha melódica.
OBS: Os textos abaixo foram retirados da Matriz da Segunda
Etapa, CESPE, UNB, PAS
Disponível em:
No mundo ocidental, de tradição europeia, surge a
concepção da autoria individual. A Arte como um campo específico do saber ou
saber fazer, sujeito às
suas próprias regras e delimitações,
delineia-se e cresce com a participação de sujeitos especializados, os artistas, assim reconhecidos. De certa forma,
“saber”, em música, na
tradição europeia, está fortemente ligado
a saber/conhecer essas regras e delimitações, nomeá-las e saber aplicá-las.
Conforme essa tradição, há duas dimensões bem delimitadas: a teoria e a
prática. A figura do compositor assume posição fundamental para a produção das
obras eruditas. Um compositor como Carlos Gomes (O Guarani), tem seu contexto e
existência peculiares, ligadas à tradição escrita da música europeia. Carlos
Gomes foi reconhecido na Europa como um compositor que seguiu muito bem essas
regras, ganhando notoriedade e fama.
Obras musicais como V
Sinfonia, em Dó Menor - primeiro movimento, de L. Beethoven, Prelúdio e fuga nº 1, em Dó
Maior, de J. S. Bach, Odeon, de Ernesto Nazareth, Eleanor Rigby, dos
Beatles, Billie Jean, na versão de Caetano Veloso, e Em plena lua de mel,
interpretada pelo grupo Pedra Letícia, ilustram aspectos importantes dessas questões.
Qual o papel do artista, do indivíduo que participa do mainstream[L1] ao trazer questionamentos
éticos em suas obras? Como o gênero pop/rock, um estilo importante na
indústria do rock e sua participação na sociedade de consumo, pode se
apresentar com questionamentos éticos a esse respeito?
Ao ampliar o contexto em foco, estão postas questões
relativas à figura do artista como agente de mudanças sociais, e as suas
produções culturais como significantes dessas mudanças. Obras como V
Sinfonia, em Dó Menor - primeiro movimento, de L. Beethoven, Prelúdio e fuga nº 1, em Dó
Maior, de J. S. Bach, Eleanor Rigby, dos Beatles, e Em plena lua de mel,
na versão do grupo Pedra Letícia, permitem reconhecer essas questões.
Assim, cabe indagar: como o
artista participa dessas mudanças sociais? Como a sociedade vê a criação
artística? Quais as ações e reações da sociedade diante da produção artística?
Qual a relação entre os movimentos tecnológicos e filosóficos e o
desenvolvimento de novos processos de criação?
No campo da música, podemos perguntar como os elementos
ou materiais sonoros [1] podem ser transformados e organizados, criando
expectativas e surpresas que levam a reconhecê-los como música, ou seja, como
produção social e cultural humana. No Canto IV de I-Juca Pirama,
alternam-se versos longos e curtos para provocar a impressão do toque de
tambores do ritual indígena apresentado. Em Prelúdio e fuga nº 1, em Dó Maior, de J. S. Bach, pode
ser observada a organização do material sonoro conforme repetições e
desenvolvimento de temas musicais.
Na música, por exemplo, em contraposição à utilização de
instrumentos acústicos, cuja produção sonora depende exclusivamente de
variações em propriedades ondulatórias dos instrumentos físicos, como
frequência, período e pressão do ar, por exemplo, surge a possibilidade de
utilização de outros fenômenos oscilatórios, como a variação de campos eletromagnéticos
para produzir novos instrumentos musicais e uma nova estética.
Combinações de frequência, intensidade, densidade,
duração e cor produzirão músicas de diferentes estilos, tipos e gêneros. Entre
as diversas possibilidades de combinação de frequência, ressalta-se a
utilização da tonalidade maior no Prelúdio e Fuga nº1 em Dó Maior BWV 846 do
Livro 1 do Cravo Bem Temperado de J.S.Bach e da tonalidade menor no
primeiro movimento da sinfonia número 5 de L.V. Beethoven
Essa contraposição entre instrumentos acústicos e
elétricos - como a comparação entre as obras Prelúdio e Fuga nº1 em Dó Maior
BWV 846 do Livro 1 do Cravo Bem Temperado de J.S.Bach e a V sinfonia de
Beethoven exclusivamente acústicas - com obras com variação entre o acústico e
o elétrico - como Tribunal do
Feicebuque, Santuário ou 3ª Pessoa do
Plural - pode revelar
importantes aspectos das ondas mecânicas estudados na Acústica, como timbre,
intensidade sonora, harmonia, reverberação, eco, entre outros.
Na obra de Bach, como exemplo o Prelúdio e fuga nº 1, em
Dó Maior, pode-se observar a presença de tradições musicais europeias,
especialmente a influência contrapontística germânica de compositores que
antecederam Bach, e que construíram grande parte da história da música ocidental.
No Prelúdio e fuga nº 1, em Dó Maior, de J. S. Bach, a
organização formal é muito importante. A fuga consiste em um tipo de polifonia
baseada em um tema musical e nas subsequentes variações deste tema, que é
distribuído por diferentes vozes.
A diversidade de timbres relaciona-se tanto com os
materiais físicos quanto com a forma como esses são utilizados. Ao longo do
tempo, materiais e o seu emprego nas fontes sonoras têm definido diferentes
tipos de criação e interpretação musical, como podemos observar nas músicas de
distintos tempos e espaços como Prelúdio e Fuga nº1 em Dó Maior BWV 846 do
Livro 1 do Cravo Bem Temperado de J.S.Bach, a 5ª Sinfornia de Beethoven
(Op.67), Odeon, Terceira Pessoa do Plural, Santuário, Tribunal do Feicebuque.
Em Eleonor Rigby, na versão original interpretada pelos Beatles, podemos
verificar a escolha de instrumentos não convencionais ao rock, gerando
expressão e impacto cultural.
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