Sistema tonal: O modo jônio e o modo eólio passaram a ser mais utilizados e deram origem a primeira escala modelo: dó maior. Com base nessa escala percebeu-se que, modificando a nota de referência (o tom) e fazendo com que todas as notas subsequentes seguissem a mesma distância entre si, como no modelo (escala de dó maior), conseguia-se um mesmo padrão.
Na prática essa explicação é mais simples: como é possível uma pessoa com a voz grave cantar uma música em um tom e outra pessoa com voz mais aguda cantar a mesma canção em outro tom e conseguirmos reconhecer que é a mesma melodia? Isso se dá por causa de um padrão (distância ente notas) que é mantida. Esse fenômeno em música se chama transposição ou transporte e é possível graças ao sistema tonal.
Mais explicações: p. 69 (Livro Música Faz vol. 2) – “A tonalidade nos permite identificar...” até “...a distância entre as notas”.
Sistema temperado – O sistema temperado mantém um padrão de distância e afinação das notas musicais, de modo que os instrumentos passam a ser afinados de maneira padronizada.
O sistema temperado possibilitou que o sistema tonal pudesse ocorrer e se firmar.
O temperamento das notas fez com que a oitava - intervalo entre uma nota dó e outra dó acima (com o dobro de frequência) - fosse dividida em 12 partes: ex: dó, dó#, ré, ré#, mi, fá, fá#, sol, sol#, lá, lá#, si, dó. Cada nota é separada por uma distância padrão – o meio tom ou semitom.
CIFRAS: P.61 (Música Faz vol 2)
Todas as tonalidades
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